Telefone: (81) 3675-4524

E-mail: contato@multiclinicadomluiz.com.br

Endereço: Rua Dom Luiz, n° 232, Centro, Barreiros-PE
A poliomielite tipo 3 foi erradicada do mundo

No dia 24 de outubro, data que marca o Dia Mundial da Poliomielite, a Comissão Global para Certificação da Erradicação da Poliomielite, assinou o certificado para declarar a erradicação do vírus da poliomielite tipo 3. “Isso é um marco significativo de livrar o mundo de todas os tipos de vírus da poliomelite e garantir que nenhuma criança seja atingida em qualquer lugar”, destacou Francieli Fontana, coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI/SVS) do Ministério da Saúde. 

Para quem não sabe, existem três tipos de vírus da poliomelite - tipos 1, 2 e 3 e a vacinação é a única forma de prevenção. “O desenvolvimento de vacinas eficazes para prevenir a poliomielite foi um dos principais avanços médicos do século XX”, afirma a coordenadora. Segundo Francieli, o Brasil recebeu o certificado da livre circulação do vírus em 1994. No entanto, até que a doença seja erradicada no mundo (como ocorreu com a varíola), existe o risco de um país ou continente ter casos do vírus e voltar a circular em seu território. “Para evitar isso, é importante manter os altos índices de cobertura vacinal e fazer uma vigilância constante, entre outras medidas”, salientou a coordenadora.

Sequelas da poliomielite

As principais características são a perda da força muscular e dos reflexos. Nos casos graves, em que acontecem as paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos. As consequências da doença estão relacionadas com a infecção da medula e do cérebro pelo vírus e que normalmente são motoras e não tem cura, mas tem prevenção com a vacina.

Benefícios futuros da erradicação da pólio

Quando todos os tipos da doença forem erradicadas, o mundo poderá celebrar o fim dessa doença que beneficiará todas as pessoas da mesma forma, não importando onde elas vivam. Já foi constatado que economicamente a erradicação da pólio economizaria, pelo menos, de US$ 40 bilhões a US$ 50 bilhões, principalmente em países pobres. Mais importante ainda: o sucesso significará que nenhuma criança voltará a sofrer os terríveis efeitos da paralisia provocados pela poliomielite ao longo da vida.

Fonte: saude.org.br

 

Veja Também
Rua Dom Luiz, n° 232, Centro, Barreiros-PE
(81) 3675-4524  -  contato@multiclinicadomluiz.com.br