Telefone: (81) 3675-4524

E-mail: contato@multiclinicadomluiz.com.br

Endereço: Rua Dom Luiz, n° 232, Centro, Barreiros-PE
Obesidade infantil aumenta quatro vezes o risco de diabetes

De acordo com uma nova pesquisa realizada no Reino Unido, crianças e adolescentes obesos têm quatro vezes mais probabilidade do que crianças com peso normal de desenvolver o diabetes tipo 2, ainda por volta dos 25 anos. “À medida que a prevalência de obesidade e sobrepeso vem aumentando rapidamente no mundo, um número cada vez maior de crianças e adultos jovens tem sido diagnosticados com diabetes”, declara o cientista Ali Abbasi, do King’s College em Londres e coautor do estudo, publicado na revista científica “Journal of the Endocrine Society”.

O diabetes é uma doença crônica, na qual os níveis de glicose (açúcar) no sangue estão altos. E isso ocorre quando o pâncreas não produz insulina ou não consegue usar esse hormônio de forma adequada. Ele é essencial para que o organismo possa aproveitar a glicose (que obtemos na alimentação) como fonte de energia para as células. O tipo 1 corresponde de 5% a 10% dos casos, é mais comum na infância e se manifesta quando o sistema imunológico ataca, por engano, as células do corpo que produzem a insulina. Já o tipo 2 pode ser prevenido, com medidas simples, com manutenção de um estilo de vida saudável e o peso ideal, com alimentação balanceada e prática regular de atividade física.

“A causa exata do diabetes tipo 2 ainda não foi esclarecida, porém sabe-se que há associação com fatores genéticos e inflamatórios. Ele aparece quando o organismo não responde de forma adequada à quantidade de insulina produzida (a chamada resistência à insulina) ou quando há perda da secreção de insulina. Essa doença acontece frequentemente em pessoas que estão acima do peso, que têm história de familiares com diabetes tipo 2 e naquelas que sofrem de pressão alta e têm níveis elevados de lipídios (gorduras) no sangue”, explica a endocrinologista pediátrica Cristine Beltrão.

Portanto, para prevenir o diabetes tipo 2 na infância e na adolescência é preciso evitar o excesso de peso. Em crianças obesas, Cristine afirma que o mais importante é a adoção de hábitos mais saudáveis, com orientação do pediatra. ”Fazer alimentação variada, equilibrada e fracionada, além de praticar atividade física no mínimo três vezes por semana, devem fazer parte do dia a dia das crianças e dos adolescentes”.

Fonte: http://www.obesidadeinfantilnao.com.br

 

Veja Também
Rua Dom Luiz, n° 232, Centro, Barreiros-PE
(81) 3675-4524  -  contato@multiclinicadomluiz.com.br