De acordo com as secretarias de Saúde do estado e do Recife, as ocorrências foram registradas na capital pernambucana em dois jovens: um garoto de 13 anos e uma mulher de 19 anos. Eles são parentes das duas pessoas que tiveram a doença confirmada no dia 13 de agosto.
Os outros dois casos de sarampo que já tinham sido confirmados em agosto são de um homem de 27 anos que viajou para Manaus, onde há surto da doença, e uma menina de 2 anos, parente dele.
O governo estadual descartou outro caso investigado, de uma mulher de 42 anos, que também tinha relação com o grupo de infectados.
As análises laboratoriais foram realizadas pelo Laboratório Central de Pernambuco (Lacen-PE) e pela Fundação Oswaldo Cruz do Rio de Janeiro (Fiocruz-RJ).
Os casos confirmados são do mesmo grupo investigado desde o início de julho. O governo informou que não foi notificado outro caso secundário oriundo dessas ocorrências, o que sugere a quebra da cadeia de transmissão.
As secretarias de Saúde do estado e do Recife reforçaram que, logo após a notificação dos casos, as medidas de vigilância e controle foram executadas e salientaram a necessidade de notificação imediata de um caso suspeito. Assim, medidas podem ser tomadas para que a cadeia de transmissão seja quebrada.
Fonte:g1.globo.com/pe/pernambuco