O Ministério da Saúde informou que 51% das crianças de 1 ano a menores de 5 foram vacinadas contra poliomielite e sarampo após o Dia D da campanha nacional, realizado no dia 18 de agosto. No total, mais de 11,4 milhões de doses das vacinas contra essas duas doenças foram aplicadas até a segunda-feira, dia 20. Esse é um resultado positivo?
A meta do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 95% das 11,2 milhões de crianças, independentemente da situação vacinal delas. A campanha vai até o dia 31 de agosto. Temos, portanto, um bom caminho a percorrer.
Ainda assim, segundo comunicado do Ministério da Saúde, o país avançou significativamente para cumprir seu objetivo. Cabe lembrar que, independentemente da campanha, as vacinas contra sarampo e pólio ficam disponíveis nos postos de saúde o ano inteiro, para crianças e adultos não imunizados corretamente.
O esforço atual, na verdade, serve para bloquear o avanço dos surtos que estão ameaçando o Brasil. E impedir que os casos observados fora do país, como na Europa, cheguem com força por aqui.
Entre os estados com melhor cobertura vacinal neste momento estão: Rondônia, com 85% para a pólio e 83% para o sarampo e Amapá (76% para ambas as encrencas). Rio de Janeiro, com 29% do público-alvo vacinado para pólio e 31% para sarampo, é o estado com pior cobertura.
Atualmente, o país enfrenta dois surtos de sarampo, em Roraima e Amazonas. Até o dia 14 de agosto, foram confirmados 910 casos no Amazonas e 5 630 continuam em investigação. Já em Roraima, foram 296 episódios confirmados, com outros 101 em avaliação.