Começou o Outubro Rosa
O mês de outubro começou em tons de rosa, uma cor feminina para lembrar às mulheres a importância da prevenção do câncer de mama. Na verdade, teve início no dia 10, e vai até o dia 31, mais uma campanha “Outubro Rosa” ,que existe desde os anos 90, e faz com que diversas instituições, governamentais e não governamentais, realizem ações de prevenção à doença.
Durante todo o mês, serão realizadas palestras e distribuídos folders educativos sobre o câncer de mama em diversos municípios do Estado. Nas grandes cidades, prédios públicos e monumentos recebem a iluminação cor de rosa para não deixar ninguém esquecer sobre os cuidados que devem ser tomados para não se tornar vítima deste mal.
Shoppings-Quem estiver no Recife poderá participar de uma das ações que serão promovidas pelos Shoppings Tacaruna e Riomar como parte da campanha. No dia 27, o Riomar promove, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, palestra para alertar sobre os riscos e a necessidade de diagnóstico precoce deste tipo de câncer. Uma unidade móvel do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-PE) estará a postos no dia 28, no estacionamento externo deste shopping, para coletar exames citopatológicos gratuitos. Já o Tacaruna, criou um aplicativo para IOS e Android como forma de divulgar o movimento. Para participar, basta tirar uma foto ou selecionar uma imagem na galeria do app, que já vem com filtro rosa e pronta para ser compartilhada diretamente no instagram com a hashtag #OutubroRosa. O centro de compras também vai passar o mês de outubro com a fachada iluminada.
Doença silenciosa - Caso não façam os exames preventivos regularmente, as mulheres apenas irão descobrir que estão com a doença quando estiverem em estágio avançado. Por isso se diz que esta é uma doença silenciosa. Mas se o problema for detectado no início, as chances de cura chegam a mais de 90%. Mesmo assim, esse é o tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil. Anualmente, conforme dados do Instituto Nacional do Câncer, são mais de 12 mil óbitos em decorrência deste tipo de câncer. Neste ano, só em Pernambuco, serão cerca de 2,5 mil novos casos. A prevenção deve ser feita de diversas formas, entre elas com a realização anual da mamografia, a partir dos 35 anos, que será solicitada por um médico especialista na área.