A vacina contra a febre amarela passa, a partir desta segunda-feira (2), a fazer parte do Calendário Nacional de Imunização. Antes disponibilizada apenas para pessoas com viagens marcadas a áreas com recomendação com risco da doença, a vacina deverá ser aplicada em regime de rotina em pessoas com idades entre 9 meses e 59 anos de idade, com dose de reforço para crianças com até quatro anos.
Para pessoas com idades a partir de 5 anos, a imunização é feita com apenas uma dose. No Estado, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), 8 milhões de pessoas deverão ser imunizadas.
A decisão do Ministério da Saúde é relacionada aos registros de casos em outras localidades e faz parte de um processo de expansão das áreas de recomendação. Segundo o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, não há riscos de um surto da doença, mas a inclusão da vacina no calendário deve evitar eventuais preocupações com a imunização.
“A vacina contra a febre amarela entra no calendário de vacinação porque não podemos esperar que aconteça algo, e seja acionado um plano de emergência”, afirmou o secretário. O Ministério da Saúde espera vacinar 95% das crianças menores de um ano nos próximos doze meses.
Publicado por:folhape.com.br