Termina no próximo dia 13 mais uma etapa da Campanha de Vacinação contra o Sarampo.Iniciada em 10 de fevereiro, essa etapa da Campanha é direcionada a crianças e jovens com idades entre 5 e 19 anos. A vacina deve ser tomada por aqueles que não receberam as duas doses da Tríplice Viral(que também protege contra a caxumba e a rubéola).
Mas atenção: a chamada dose zero, aplicada em bebês de 6 meses a menos de 1 ano, em momentos de surto, não entra nessa conta. Ou seja, os pequenos que a receberam seguem precisando tomar mais duas injeções, a partir dos 12 meses de vida.
Em 2019, a campanha de vacinação contra o sarampo focou inicialmente em crianças de 6 meses a menores de 5 anos, que têm um maior risco de sofrer complicações dessa infecção.A segunda etapa, foi direcionada a pessoas entre 20 e 29 anos, um subgrupo que não havia recebido as duas doses com regularidade.
De acordo com as Nações Unidas, na Região das Américas, foram registrados 15.802 casos , entre os dias primeiro de janeiro e 12 de dezembro de 2019, sendo que o maior número de casos ocorreu no Brasil, com 13.489 casos, seguido dos Estados Unidos e Venezuela. Em Pernambuco, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, foram confirmados 268 casos em 2019.
Com informações de: saudeabril.com.br; nacoesunidas.org;diariodepernambuco.com.br.
Redação: Juliana Chacon(Jornalista e Produtora de Conteúdo Digital em Saúde)