Um número alarmante torna a diabetes ainda mais preocupante para as autoridades brasileiras: é o da quantidade de pessoas que desconhecem ter a doença. Dos 16,5milhões de pessoas com a diabetes, metade não sabe o seu o diagnóstico. Quem faz o alerta é a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD); e a instituição lembra também que o Brasil é o país da América Latina com o maior número de pessoas com a doença, segundo a Federação Internacional de Diabetes.
O desconhecimento sobre a diabetes retarda o tratamento, o que, segundo especialistas, pode levar a consequências mais graves à saúde, como a perda da visão, o infarto, o derrame e a amputações. A SBD lembra também que a diabetes tipo 2, muitas vezes, por ser prevenida através de uma alimentação saudável e o exercício físico regular.
Outros números revelados pela Federação Internacional da Diabetes, na Nona Edição do Atlas da Diabetes, também preocupam os especialistas:
-A previsão é que o número total de pessoas com diabetes aumente para 578 milhões em 2030 e para 700 milhões em 2045;
-374 milhões de adultos têm intolerância à glicose, colocando-os em alto risco de desenvolver diabetes tipo 2;
- O diabetes foi responsável por cerca de US $ 760 bilhões em gastos com saúde em 2019;
- O diabetes está entre as 10 principais causas de morte, com quase metade ocorrendo em pessoas com menos de 60 anos.
- Um em cada seis nascidos vivos é afetado por hiperglicemia na gravidez.
Em 2018, a SBD conseguiu reinserir a diabetes no Calendário de Eventos do Ministério da Saúde, entretanto, afirma a sua presidente, a médica endocrinologista Hermelina Pedrosa, “ações efetivas de conscientização ainda não estão programadas pelo MS e isso requer um grande esforço para que sejam oficializadas por parte dos gestores da saúde do país”.