Casos de dengue aumentam em Pernambuco
Os casos de dengue em Pernambuco quase dobraram em janeiro deste ano em relação ao mesmo período de 2014, segundo a Secretaria Estadual de Saúde. A preocupação do órgão aumenta no carnaval, pois muita gente deixa garrafas e copos jogados na rua, favorecendo o acúmulo de água e a proliferação de larvas do mosquito transmissor da doença. O alerta é para o perigo duplo: o mesmo inseto pode transmitir a dengue e a febre chikungunya.
Este ano, em Pernambuco, foram notificados 1.019 casos de dengue, sendo 119 confirmados. Isso representa aumento de 47,25% em relação ao mesmo período de 2014, quando foram notificados 692 casos, com 186 confirmandos. Já de febre chikungunya, foram notificados cinco casos suspeitos desde janeiro. Três foram descartados e dois estão sendo investigados.
Apesar de serem vírus diferentes, a dengue e a febre chikungunya têm sintomas parecidos, como febre alta, dor de cabeça e dores no corpo. No caso da febre chikungunya, aparece uma dor muito forte nas articulações. A certeza do diagnóstico só com a realização do exame.O tratamento também é o mesmo, assim como a forma de prevenir.
Fonte:g1.globo.com/pernambuco
Veja Também