No Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer-INCA, um homem morre a cada 38 minutos em decorrência do Câncer de Próstata. Um dado alarmante que só reforça a importância do Novembro Azul, campanha mundial, realizada anualmente, com o objetivo de alertar toda a sociedade sobre a necessidade de prevenir e fazer o diagnóstico precoce da deonça.
O Câncer de Próstata é o segundo mais comum entre os homens. Atinge cerca de 26% daqueles que são diagnosticados com um tumor maligno. A maioria dos pacientes são pessoas acima de 50 anos, além de pessoas com casos na família entre os parentes de primeiro grau (pai, irmão, tio).
Na fase inicial, o câncer de próstata, normalmente, não apresenta sintomas. Por isso, a Sociedade Brasileira de Urologia defende, em Nota Oficial, publicada em 2018, a implantação de políticas de rastreamento da doença e maior conscientização da população masculina. De acordo com a Instituição, homens a partir de 50 anos devem procurar um profissional especializado para avaliação individualizada. Os de raça negra, ou com parentes de primeiro grau, com câncer de próstata, devem começar aos 45 anos. Após os 75 anos, o rastreamento só deve ser realizado naqueles que têm uma expectativa de vida acima de 10 anos.
Sintomas:
Prevenção e Tratamento
A única chance de cura do Câncer de próstata é quando detectado de forma precoce, por isso, a necessidade de realização de exames como o toque retal e o de sangue (PSA) para a indentificação do antígeno prostático específico.
O tratamento, segundo especialistas, irá depender do estado de saúde do paciente, no momento em que a doença for detectada, e a sua expectativa de vida. No caso de tumores de baixa agressividade, há a opção de vigilância ativa, na qual se faz uma avalização periódica da evolução da doença, intervindo apenas se houver progressão da mesma.
Fontes:Ministério da Saúde (Biblioteca Virtual de Saúde-BVS)
Sociedade Brasileira de Urologia
Leia mais em: http://bvsms.saude.gov.br/ultimas-noticias/2535-novembro-azul-mes-mundial-de-combate-ao-cancer-de-prostata