Telefone: (81) 3675-4524

E-mail: contato@multiclinicadomluiz.com.br

Endereço: Rua Dom Luiz, n° 232, Centro, Barreiros-PE
Hipertertensão: os riscos dessa "doença silenciosa"

No Brasil, 35% da população sofre de hipertensão arterial, segundo dados mais recentes do Ministério da Saúde (saúde.gov.br). Porém, metade dessas pessoas não sabe que é portadora da doença, porque ela não apresenta sintomas, em grande parte dos casos, mas pode causar sérios danos à saúde.

A pressão é considerada alta quando igual, ou superior, a 14 x 9 e  atinge crianças e adultos. A hipertensão arterial é   provocada pelo estreitamento das artérias, o que faz com que o coração precise bombear o sangue com cada vez mais força para impulsioná-lo por todo organismo e depois recebê-lo de volta.

Dados  do Sistema de Informações de Mortalidade, do Ministério da Saúde, também mostram que, em 2017, o Brasil registrou 141.878   mortes devidas à hipertensão arterial ou a causas atribuíveis a ela. Esse número revela que, por dia,  388, 7 pessoas se tornam vítimas fatais da doença, o que significa 16,2 óbitos, por hora.

A doença é  o principal fator de risco para doenças cardiovasculares, como infarto agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral (AVC). O médico cardiologista, o Dr. Roberto Kalil Filho, em seu Blog, no Portall Viva Bem (https://www.uol.com.br/vivabem) afirma que a hipertensão também pode levar à falência dos rins.  Sem o devido controle, o hipertenso, conforme a Sociedade Brasileira Hipertensão (sbh.org.br), pode ter redução de vida de até 16 anos. Para  o médico cardiologista, e especialista em hipertensão arterial do HCor, de São Paulo,  Celso Amodeo, “a doença é responsável por desencadear até 80% dos casos de derrame cerebral e até 60% dos casos de ataque cardíaco no país”.

O Ministério da Saúde  informa ainda  que essa doença é herdada dos pais, em 90% dos casos, mas há outros fatores que influenciam nos níveis da pressão arterial, entre eles: , o estresse, o elevado consumo de sal, o fumo, o consumo excessivo de bebidas alcóolicas e a obesidade.

Aqueles que apresentam fatores de risco devem aferir a pressão regularmente. O tratamento é com medicamentos adequados prescritos por especialistas. O controle e a prevenção também devem incluir, sobretudo, um estilo de vida saudável que inclui, entre outras, recomendações :

  • Manter o peso adequado, se necessário, mudando hábitos alimentares;
  • Não abusar do sal, utilizando outros temperos que ressaltam o sabor dos alimentos;
  • Praticar atividade física regular;
  • Aproveitar momentos de lazer;
  • Abandonar o fumo;
  • Moderar o consumo de álcool;
  • Evitar alimentos gordurosos;
  • Controlar o diabetes.

Por Juliana Chacon (Assessora de Comunicação/Produtora de Conteúdos para Mídias Digitais)

 

 

Veja Também
Rua Dom Luiz, n° 232, Centro, Barreiros-PE
(81) 3675-4524  -  contato@multiclinicadomluiz.com.br