A exemplo do que aconteceu em outubro, a sociedade está engajada neste mês de novembro na luta contra o câncer de próstata. É a chamada Campanha Novembro Azul, que alude a essa cor em toda a comunicação para conscientizar o público.
O câncer de próstata é grave no Brasil porque o diagnóstico da doença tem sido feito nos pacientes em fase já avançada da doença. Um terço das descobertas são de câncer em estado já metastático.
Em contraste com os Estados Unidos, sabe-se que o diagnóstico em fase inicial é feito naquele país em 92% dos casos, o que dá ao paciente uma excelente condição de iniciar o tratamento e ter êxito. Com o cuidado precoce, através de cirurgias menos invasivas e melhor recuperação, 9 em 10 homens diagnosticados conseguem a cura.
Além de exames que podem ser feitos anualmente já a partir dos 40 anos, os homens devem ficar atentos a sintomas como urinar pouco de cada vez; urinar com frequência, especialmente durante a noite, obrigando-o a se levantar várias vezes para ir ao banheiro; dificuldade para urinar; dor ou sensação de ardor ao urinar; presença de sangue na urina ou sêmen ou ejaculação dolorosa.
Como prevenção, a indicação é realizar exercícios e ter uma dieta saudável, pois a atividade física e o bem estar regulam melhor os hormônios e a glicemia, que podem ser fatores complicadores, além das condições genéticas. Exercícios durante 150 minutos na semana e consumo de selênio, vitamina E e licopeno são fundamentais nesta frente de batalha.
Assim, divulgue essas informações entre seus conhecidos e se quiser coloque a fita azul, símbolo da campanha em suas redes sociais. Esse pequeno gesto pode ajudar bastante.
Fonte:http://www.geriatrics.com.br