Causas das doenças cardiovasculares
As causas das doenças cardiovasculares são as mais diversas, mas podem estar relacionadas com o estilo de vida do indivíduo e a sua alimentação, podendo ser:
- Idade: indivíduos com mais de 50 anos têm maior risco de ter doença cardiovascular;
- Sexo: os homens normalmente são mais acometidos por problemas cardiovasculares;
- História familiar de doenças cardiovasculares;
- Cigarro;
- Colesterol alto;
- Hipertensão;
- Obesidade;
- Vida sedentária;
- Diabetes;
- Anticoncepcionais orais;
- Maus hábitos alimentares;
- Estresse.
Todos esses fatores de risco facilitam a formação de lesões e o acúmulo de placas de gordura nos vasos sanguíneos, chamada de aterosclerose, além de outras alterações na circulação sanguínea, responsáveis pelas doenças cardiovasculares.
Como tratar
O tratamento das doenças cardiovasculares deve ser indicado pelo cardiologista, e tem como objetivo principal prevenir o agravamento do problema. Assim, além de mudanças nos hábitos de vida, para torná-los mais saudáveis, podem ser indicados medicamentos para controlar os sintomas, a pressão arterial, os batimentos cardíacos ou os níveis de açúcar e colesterol no sangue, reduzindo o risco de lesões no organismo.
Alguns exemplos de medicamentos mais utilizados incluem anti-hipertensivos (ex.: Captorpil, Enalapril, Losartana, Hidroclorotiazida), diuréticos (ex.: Furosemia, Espironolactona), agentes beta-bloqueadores (ex.: Propranolol, Carvedilol, Metoprolol), anticoagulantes (ex.: Mareven, Coumadin, Rivaroxabana) ou estatinas (ex.: Sinvastatina, Atorvastatina).
Como fazer a prevenção
A prevenção das doenças cardiovasculares é o melhor modo de evitar o aparecimento destas doenças. Algumas dicas para prevenir as doenças cardiovasculares podem ser:
- Deixar de fumar;
- Controle da pressão arterial, dos níveis de açúcar e da gordura no sangue, com o uso de remédios e seguimento das orientações do médico;
- Alimentação saudável, evitando gorduras e comendo mais verduras, frutas e cereais;
- Prática de exercício físico regularmente, pelo menos 30-60 minutos, 3-5 vezes por semana;
- Evitar consumo de bebidas alcoólicas;
Além disso, para as pessoas que estão acima do peso, é recomendado emagrecer, pois é comprovado que o acúmulo de gordura é muito prejudicial para a saúde cardiovascular.