O Brasil enfrenta atualmente epidemias de doenças que já haviam sido erradicadas. Casos de sarampo, febre amarela e a própria dengue já não eram mais registrados há mais de 10 anos. Entretanto, diferentes regiões do país, principalmente a Norte e Nordeste, têm sofrido com tais doenças que podem levar à morte ou provocar quadro irreversíveís como o da Microcefalia em recém-nascidos.
As causas do retorno desses males ainda não são definidos, mas muitos fatores favorecem ao seu ressurgimento. O crescimento populacional e o fácil deslocamento de pessoas, inclusive para o exterior, com certeza, é um dos principais motivos que têm levado à circulação dos vírus transmissores. É certo, também, que as Políticas Públicas governamentais não estão sendo eficientes para evitar que o sarampo, a febre amarel, a dengue, entre outras doenças, mantenham-se ou sejam erradicadas.
Outro motivo, segundo dados do próprio Ministério da Saúde, é a baixa cobertura vacinal. As pessoas se deixam levar por informações falsas ("fake news") sobre as vacinas e não vão aos Postos para imunizar, principalmente suas crianças. É importante que todos conheçam o Calendário Nacional de Vacinação e preencham a Carteira de Vacinação dos seus filhos levando-os para tomar a vacina no momento adequado. A vacina é uma grande evolução da medicina preventiva e deve ser levada com seriedade, pois, muitas vezes, é a única forma de evitar doenças.
Acesse o link abaixo e conheça o Calendário Nacional de Vacinação disponibilizado pelo Ministério da Saúde.